Rua Vergueiro, Liberdade - São Paulo
CEP: 01504-001
Área de Atuação
Logística/ Projetos/ Suprimentos/ Compras/ Central de Cadastro de Materiais
Logística/ Projetos/ Suprimentos/ Compras/ Central de Cadastro de Materiais
Perfil
Profissional
·
Carreira desenvolvida nas áreas de Engenharia de Materiais e
Administração, atuando em cargos estratégicos e gerenciais em empresas
nacionais;
·
Sólidos conhecimentos em elaboração de padronização técnica;
·
Empreendedorismo na realização das atividades;
· Expertise em coordenação, formação e desenvolvimento de equipes,
através de monitoramento de indicadores de desempenho;
·
Habilidade na realização de classificação fiscal;
·
Habilidade na reestruturação dos setores de Compras e Almoxarifado;
·
Certificado CRA – SP;
· Liderança em projetos de implantação de central de cadastro de
materiais, para saneamento de estoque e compras na empresa Andrade Gutierrez,
Alusa, Anglo Ferrous, Bunge, Heringer, Mahle, Louis Dreyfus Commodities S/A,
Multitek, OAS, Serveng, Marquise, Trombini, Engeform, Imcopa, Equipav e Novelis;
· Dotado de perfil analítico, com grande habilidade para atuar em
cargos que oferecem apoio a decisões gerenciais.
Formação Acadêmica
MBA em Sistemas de Gestão Empresarial ERP SAP – FIAP Faculdade de Informática e Administração Paulista
Especialização em Consultor SAP MM – KA Solution
MBA em Estratégia Empresarial – UNIP Universidade Paulista
Logística Empresarial – FLATEC
Formação Complementar
Indicadores
de Qualidade – Fundação Vanzolini
I
Jornada de Logística e Supply Chain Management – Escola Politécnica da USP
Negociação
em Compras – SENAC
Logística
de Abastecimento, Distribuição e Terceirização – Fundação Getúlio Vargas
Administração
de Materiais – SENAC
Administração
e Organização de Almoxarifado e Armazém – SENAC
Administração
e Planejamento da Produção – SENAC
Administração
Financeira – SENAC
Localização
Brasil – KA Solution
Idiomas
Inglês
- Intermediário
Experiência Profissional
10/2006
a 03/2013 ASTREIN ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO S/A
Empresa de médio porte atuante no segmento de tecnologia.
"Coordenador de Projetos Logísticos (de 2011 até 2013)
"Analista
de Materiais (de 2010 até 2011)
"Técnico de Materiais (de 2006 até 2010)
·
Liderança da equipe com quinze profissionais;
·
Gestão de vinte e dois clientes externos;
·
Controle financeiro (controle de serviços realizados e
faturamento);
·
Controle de qualidade dos serviços prestados (técnico e
pessoal);
· Criação de PDM
(padrão descritivo de materiais);
|
· Controle de
qualidade de padronização técnica e PDM para integração no ERP (SAP – Oracle
–Microsiga);
|
· Padronização
técnica (interpretação de documentos e catálogos técnicos de materiais, nos
idiomas português e inglês);
|
· Classificação
fiscal (NCM - IPI);
|
· Categorização de itens UNSPSC
e ECL@SS;
|
· Liderança em projetos de
implantação de central de cadastro de materiais, para saneamento de estoque e
compras na empresa Andrade Gutierrez, Alusa, Anglo Ferrous, Bunge, Heringer,
Mahle, Louis Dreyfus Commodities S/A, Multitek, OAS, Serveng, Marquise, Trombini,
Engeform, Imcopa, Equipav e Novelis;
|
·
Identificação e
associação de itens aos seus respectivos PDMs;
|
·
Cadastro e
analise de materiais e fornecedores no SAP, módulo MM para a empresa grupo
Camargo Corrêa, realizando as transações MM01,MM02, MM03, XK01, XK 02 e MKVZ.
|
Principais Realizações
|
·
Assim que comecei a desempenhar as funções de coordenador de
projetos, tínhamos um problema. Era necessário reduzir a equipe, já que
estávamos com poucos projetos. Desta forma, fiz uma análise de todos os
processos da área. Com isso, foi possível aperfeiçoar a área de faturamento,
substituindo o programa atual por um programa desenvolvido no Excel. Com esse
trabalho, foi designado um profissional para desempenhar essa atividade,
quando, antes, eram quatro.
·
Outro problema era de produtividade, pois estávamos com um projeto
totalmente novo, ou seja, sem parâmetros para nos orientarmos. Com isso, a
produtividade estava muito baixa, todos na empresa estavam tentando algo para
melhorar, mas parecia impossível. O projeto era muito grande, mas com essa
produtividade a empresa já estava pensando em descartá-lo. Comecei a pensar em
todos os processos que o programa poderia ajudar e, na minha casa, tive a
solução. A produção praticamente quadriplicou.
·
Outro problema era o turnover elevado, pois não havia um
contato direto com os colaboradores. Todos eram tratados de forma igual, como
programas, e isso acarretava muitos descontentamentos. Muitos estavam fazendo
atividades em que não tinham grande produtividade; outros eram excelentes
profissionais, mas tinham problemas pessoais que atrapalhavam seu
desempenho. Comecei com feedback semanal para entender melhor a situação,
deixando sempre o canal aberto para qualquer tipo de conversa. O resultado foi
extraordinário, pois a produção melhorou e a satisfação da equipe também.
Antes, quando precisávamos trabalhar aos finais de semana, quase que ninguém
queria ir. Depois desse trabalho, todos ficaram focados nos projetos e tinham
alguns que se ofereciam para trabalhar fora do horário. No período em que
estive como Coordenador, dispensei apenas um profissional.
·
Demonstrava proatividade nas tarefas desempenhadas, sempre
relatando formas de melhorias para os processos, com foco em qualidade e
produtividade.
01/1996
a 04/2006 TENIS CLUBE PAULISTA
Empresa de
médio porte atuante no segmento esportivo.
"Gestor
de Compras (2002 – 2006)
"Gestor
de Almoxarifado (1999 – 2002)
·
Liderar
equipe com cinco funcionários;
|
|
·
Análise de
solicitação técnica e financeira, juntamente com supervisores de outras áreas,
com objetivo de reduzir custos;
|
|
·
Pesquisa
externa, com objetivo de desenvolver no mínimo três fornecedores por cotação;
|
|
·
Contato
direto com fornecedores em busca de novas parcerias (follow-up);
|
|
·
Negociação
com fornecedores;
|
|
·
Apresentação
de resultados para os diretores.
|
|
·
Liderar
equipe com quatro funcionários;
·
Controle de
estoque utilizando sistemas Kanban, FIFO e FEFO;
|
|
· Elaboração
de propostas para a redução de custos logísticos, incluindo análises do safety
stock, estoque inativo, estoque máximo, médio e mínimo, estoque pulmão,
estoque regulador e estoque sazonal;
|
|
·
Implantação
de indicadores de performance;
|
|
·
Implantação
de sistema de controle de estoque;
·
Recebimento
de mercadorias, avaliando tecnicamente pedidos de compras com material
físico;
|
|
·
Apresentação
de resultados para os diretores.
|
Principais Realizações
· Assim que comecei a desempenhar as funções de Gestor de
Almoxarifado, tínhamos vários problemas: Era necessário reduzir o tempo médio
de localização e entrega de produtos para o cliente interno; diversas áreas da
empresa reclamavam da demora na entrega de produtos, prejudicando o cumprimento
do cronograma das obras; os formulários utilizados não permitiam identificar os
custos por setor; existia um elevado índice de produtos entregues de forma
errada, ou seja, que não era o que o solicitante havia solicitado. Nesse
momento, implantei o endereçamento dos produtos, juntamente com sua devida
codificação. Desta forma, foi reduzido o tempo desta atividade, facilitando a
identificação na prateleira e no sistema. Criei um formulário em que os
materiais retirados do Almoxarifado eram identificados pelo setor requisitante
e para qual finalidade se destinava. Com isso, foi possível contabilizar qual
setor e/ou obra estava com custos elevados, e, desta forma, trabalhar nessas
áreas a fim de otimizar os recursos disponibilizados. Para o recebimento de
materiais, foi implantada uma rotina na qual só era possível receber o material
quando a especificação técnica no mapa de compras, devidamente assinado pela
Diretoria, era a mesma do material físico. Criei um padrão que, de acordo com a
Diretoria, só permitia o recebimento de mercadorias entregues pelos
fornecedores de forma total, ou seja, seguindo o mapa de compras. Os
fornecedores eram avisados com antecedência, para evitar futuros transtornos.
·
Assim que comecei a desempenhar as funções de Gestor de Compras,
tínhamos alguns problemas: Faltava uma rotina clara para assinatura dos mapas
de compras, alem de não ter desenvolvido no mínimo três orçamentos para
qualquer tipo de compras; em determinados seguimentos, éramos praticamente
reféns de fornecedores; o trajeto para compra, utilizando o transporte da
empresa, era de responsabilidade do motorista, ocasionando lentidão nas
conclusões de compras que deveriam ser rápidas; o formulário utilizado era
confuso, e não estava alinhado com o formulário enviado do almoxarifado para
compras; não existia uma rotina em que só era permitido solicitar um pedido de
compras, quando consultado o almoxarifado. Isso acarretava em compras de
materiais que já existia no almoxarifado. Com esse cenário, primeiramente criei
uma rotina, juntamente com a Diretoria, para levantar os problemas e demonstrar
as solicitações de compras já com, no mínimo, três orçamentos. Para isto,
implantei a análise de mercado para ir desenvolvendo novos fornecedores,
impedindo, com isso, de ficarmos presos a um único fornecedor. Todas as compras
utilizando o transporte da empresa eram roteirizadas pelo Departamento de
Compras, já calculando o tempo gasto para conclusão dos serviços prestados pelo
motorista. Elaborei um novo formulário, mais claro, para o Departamento de
Compras, no qual era devidamente alinhado com o Almoxarifado. Qualquer tipo de
compras da empresa só era possível após a assinatura do responsável pelo
Almoxarifado, atestando que o produto não existe na empresa.
·
Demonstrava proatividade nas tarefas desempenhadas, sempre
relatando formas de melhorias nos processos, com objetivo de melhorar a
qualidade e a produtividade.