REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL
ü Inglaterra
em meados do século XVIII.
ü A
utilização de maquinas começou com em 1750 com o uso da lançadeira volante de
tear.
ü Produção
em massa
ü Necessidade
de novos mercados
ü Abolição
da mão de obra escrava
SEGUNDA
GUERRA MUNDIAL (1939 a 1945)
Ampliação
do mercado
INTRODUÇÃO
DO MARKETING (1950)
O simples processo de
produção e de vendas de produtos com qualidade, e de serviços, já não era
suficiente para o alcance de receitas e lucros vislumbrados pelas empresas. O
cliente passou a ter o poder de escolha, selecionando qual das alternativas
disponíveis no mercado lhe proporcionaria a melhor relação entre custo e
benefício. As organizações, reconhecendo que a decisão final sobre a compra dos
produtos estaria nas mãos dos clientes.
A
TECNOLOGIA (DECADA DE 60)
MRP
(Materials
Requirements Planning)surgiu nos anos 60 significa Planejamento das
Necessidades de Materiais. O MRP é um sistema na qual permite avaliar quanto
material de determinado tipo é necessário e
em que momento.
CONSUMIDOR
MAIS EXIGENTE (1962)
Em 15 de março de 1962, em
mensagem ao Congresso Nacional estadunidense, o então presidente John F.
Kennedy reconheceu o caráter universal da proteção dos direitos dos
consumidores, tais como o direito à segurança, à informação e de escolha. Por
esse motivo, no dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial dos Direitos do
Consumidor.
A
TECNOLOGIA (DECADA DE 80)
MRP
II
A partir dos anos 80 surgiu
o MRP II (Manufacturing Resources Planning) que significa Planejamento dos
Recursos de Manufatura ou Planejamento dos Recursos de Produção.
O MRP II permite que as empresas avaliem as implicações de demanda futura nas áreas financeira e de engenharia, assim como as necessidades de materiais.
O MRP II permite que as empresas avaliem as implicações de demanda futura nas áreas financeira e de engenharia, assim como as necessidades de materiais.
JUST IN TIME (DECADA DE 80)
Chegou ao ocidente esta técnica
que teve inicio no Japão, na década de 50, mas teve resultados convincentes na
década de 70.
A filosofia de produzir apenas o que o mercado solicitava passou a ser
adaptada pelos restantes fabricantes japoneses, a partir dos anos 70.
A
LOGÍSTICA HOJE
ERA
DA INFORMAÇÃO (1990)